Muitas empresas não mantêm nenhum tipo de comunicação com seus clientes ou têm dificuldades em vender e acabam culpando fatores externos por isso (por exemplo, usam a desculpa de que o mercado está ruim quando, na verdade, a baixa nas vendas é causada pela postura da própria empresa).
Sendo assim, para obter resultados positivos, os erros devem ser analisados e sanados.
Um dos pontos mais importantes é a forma como a empresa se comunica com o cliente. Deve-se fazer uma autoanálise crítica, enxergando a empresa do ponto de vista do cliente e, a partir disso, definir qual estratégia utilizar para melhorar e estreitar a comunicação com ele.
Essa comunicação deve ser dividida em dois grandes grupos muito bem definidos:
- 1) A comunicação como apresentação da empresa.
- 2) A comunicação usando veículos de mídia.
Recomendações
Quanto à apresentação. Avalie quem realmente é o público-alvo e adapte a empresa a ele. Para isso, pense em:
- Nome fantasia/logotipo. Deve ser relativamente curto, de fácil memorização e transmitir o conceito da empresa.
- Disposição das mercadorias. No acesso (entrada e saída) dos clientes, ao lado do caixa, do estoque, das gôndolas ou dos expositores.
- Higiene e limpeza. Refletem a imagem de ordem e respeito pelo cliente;
- Iluminação. Definir qual o sistema de iluminação que melhor se adapta à empresa, pois ela realça os produtos.
- Vitrines. Exponha os produtos que marquem a identidade da loja. Não exagere na quantidade de produtos ou acessórios que impeçam o cliente de visualizar o interior da loja. Apresente sempre o preço dos produtos na vitrine.
- Materiais civis e arquitetônicos. Envolvem piso, tipo de paredes, placas, sinalização interna, móveis e acessórios. Lembre-se: devem ser econômicos, mas possuir atributos como longevidade, facilidade de substituição e facilidade de limpeza.
Veículos de mídia
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Quanto aos veículos de mídia. Usando a mesma avaliação para definição do público-alvo, escolha a melhor forma de abordagem para sua empresa:
1. Telemarketing. Como o nome já diz, é a venda por meio telefônico. Verifique a possibilidade de utilizar empresas especializadas ou defina bem os seguintes aspectos:
- Desenvolva o texto que os responsáveis pelo contato com o cliente devem falar.
- Treine muito antes de iniciar o processo de comunicação.
- Atente para o português e evite usar o "gerundismo", comum a esse tipo de atendimento.
2. Mala direta. Utilizada normalmente para a comunicação com o público que já é cliente. Alguns cuidados são importantes:
- Ter uma chamada interessante no envelope, para que ele não vá direto para o lixo.
- A mensagem interna deve ser curta e direta.
3. Rádio. O locutor deve transmitir credibilidade em relação aos produtos e à loja.
4. Televisão. Tem a vantagem, escolhendo-se o horário da transmissão, de atingir todos os tipos de consumidores de todas as camadas sociais (jovens, idosos, mulheres e homens), mas normalmente só levam a resultados positivos se forem realizados com frequência e com duração do anúncio efetivamente atrativo. Como seu custo é elevado, avalie se realmente esse meio é o que melhor se adapta a sua empresa.
5. Jornal. Deve ser utilizado para comunicação direta, ou seja, para salientar promoções, especificando os produtos ou para anúncios gerais.
6. Faixas. Comunicação breve e barata para atingir um público que utiliza determinadas ruas, cruzamentos ou locais de grande fluxo de pessoas. Não se esqueça de verificar se a prefeitura de sua cidade autoriza a colocação e quais as condições para que ela possa ser afixada.