1. O que são notificações de pagamento instantâneo?
Após um evento relacionado à transação, o PayPal envia automaticamente uma mensagem. Essa mensagem é chamada de notificação de pagamento instantâneo (IPN) . loja e Multi-Vendor mudam o status dos pedidos de acordo com os status das transações que vêm em IPNs.
Mesmo que você possa desativar as notificações de pagamento instantâneo em sua conta do PayPal, sua loja ainda as receberá.
As notificações de pagamento instantâneo são a única fonte de informações sobre eventos do PayPal para o loja / Multi-Vendor e a única maneira de acionar a mudança automática dos status dos pedidos.
2. Como os IPNs mudam de status do pedido?
O complemento Pagamentos do PayPal tem um mapa de conversão do status do pedido. Esse mapa determina qual status de pedido em sua loja corresponde a cada status de transação de IPNs.
Para visualizar ou editar o mapa, acesse Complementos → Gerenciar Complementos e localize e clique em Pagamentos do PayPal na lista.
Depois que a loja recebe uma notificação do PayPal, o status do pedido é alterado de acordo com o mapa.
3. Por que algumas ordens terminam com status aberto?
Desde o loja & Multi-Vendor 4.3.x, os métodos de pagamento que usam o PayPal Express ou o PayPal Standard funcionam da seguinte maneira:
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Um cliente clica no botão Enviar pedido na página de checkout. Neste ponto, assumimos que o cliente está pronto para efetuar o pagamento, portanto, um pedido é criado na loja.
O pedido tem o status Aberto , porque ainda não foi pago. O número de produtos em estoque diminui para refletir que colocamos os produtos de lado para esse cliente.
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O cliente é redirecionado para uma página do PayPal. Agora existem três cenários possíveis:
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O cliente paga pelo pedido com sucesso.
Nesse caso, a ordem permanece em Aberto até que a loja receba um IPN do PayPal. O cliente nem precisa voltar para a loja através do link na página do PayPal.
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O cliente usa o link na página do PayPal para cancelar o pagamento e retornar à loja.
Quando o cliente retorna através desse link especial, a loja detecta. O status do pedido é definido como Incompleto e o número de produtos em estoque aumenta. O cliente retorna à página de checkout e pode fazer alterações e enviar o pedido novamente.
Para visualizar pedidos incompletos no painel Administração, vá para Pedidos → Pedidos , clique no botão de roda dentada no canto superior direito e selecione Pedidos incompletos .
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O cliente volta uma página no navegador ou fecha a janela.
A loja não pode detectar o que acontece na página do PayPal ou se o cliente ainda estiver lá. Do ponto de vista do loja, tudo é igual ao primeiro cenário: o cliente ainda pode ter a página aberta e fazer o pagamento. Está demorando mais que o normal.
É por isso que o pedido permanece Aberto e a loja aguarda um IPN, mesmo que não haja nenhum. Veja por que escolhemos esse status:
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O status Cancelado não funcionaria, porque não sabemos se o pagamento foi feito ou não.
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O status Incomplete também não funcionaria, porque aumenta o número de produtos no inventário.
Isso pode resultar em outras pessoas comprando o mesmo item enquanto o cliente está fazendo o pagamento ou enquanto a loja aguarda um IPN.
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Depois de receber um IPN, a loja altera o status do pedido de acordo com o mapa de conversão de status.
Se você escolheu moedas diferentes na forma de pagamento e no seu perfil do PayPal, o pedido pode permanecer Aberto até que a conversão seja confirmada.
4. Quando minha loja emite um reembolso automático por PayPal para produtos devolvidos?
Se você ativar o complemento de RMA , os clientes poderão solicitar substituições ou reembolsos dos produtos que compraram. Isso é feito colocando uma solicitação de retorno. Você pode visualizar essas solicitações em Pedidos → Devolver solicitações .
Se o produto foi pago através de um método de pagamento com base no PayPal, a loja pode dar automaticamente um reembolso via PayPal. A partir da versão 4.3.9, você pode escolher se quer ou não emitir o reembolso:
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Vá para Pedidos → Solicitações de devolução no painel Administração de sua loja.
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Clique no botão de roda dentada da solicitação e escolha Editar .
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Alterne para a guia Ações .
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Marque a caixa de seleção Dar um reembolso via PayPal , se você quiser que sua loja faça isso automaticamente.
Se você já tiver reembolsado essa solicitação, verá Reembolsado, em vez da caixa de seleção.
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Altere o status da solicitação para Aprovado ou Concluído ou o reembolso não será emitido desta vez.
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Clique em Salvar .
Antes da versão 4.3.9, as lojas emitiam automaticamente um reembolso via PayPal quando o status da solicitação de devolução era definido como Aprovado ou Concluído .
Se você usar uma versão anterior do loja ou Multi-Vendor, aplique as alterações descritas aqui . Isso consertará alguns bugs e fará o add-on do RMA funcionar como em 4.3.9.
5. Por que o envio ou a alteração do endereço de cobrança após o pedido ser feito?
Ao fazer um pedido em sua loja, um cliente insere o endereço de cobrança e envio. Mas algum tempo depois disso, o endereço pode mudar. Em alguns casos, os valores de alguns campos podem estar ausentes. Isso ocorre porque sua loja pode receber alguns dados do cliente via IPNs.
O complemento de pagamentos do PayPal tem duas configurações que determinam como lidar com os dados do cliente.
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Substituir informações do cliente - aplica-se a todos os métodos de pagamento do PayPal e pode ser encontrado em Complementos → Gerenciar Complementos → Pagamentos do PayPal .
Se você habilitar essa configuração, sua loja substituirá o endereço de cobrança e envio no pedido pelo endereço fornecido pelo PayPal por meio de um IPN.
Esse é o endereço que o cliente especificou no perfil do PayPal e escolhido ao efetuar o pagamento na página do PayPal.
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Enviar detalhes de envio do cliente - aplica-se apenas ao PayPal Express e pode ser encontrado ao criar ou editar um método de pagamento do PayPal Express .
Se você habilitar essa configuração, o endereço de entrega que o cliente digitar na página de check-out em sua loja será enviado ao PayPal. O cliente poderá escolhê-lo na página do PayPal ao efetuar o pagamento.