Estamos vivendo um momento em que as lojas precisam se preocupar não apenas em consolidar um bom espaço físico, como também em construir uma boa reputação na web. Afinal, a internet se tornou um dos principais meios de divulgar empresas e também de formar opiniões sobre sua marca. Veja algumas dicas e melhore a reputação da sua loja física na web.
Estimule o Check-In
A internet está repleta de recursos que podem te ajudar a trazer visibilidade para o seu negócio, saiba aproveitá-los. Um desses meios é o Check-in. Essa ferramenta permite que seus clientes façam marcações na web dizendo que estão presentes no local. Os usuários podem deixar suas opiniões, comentários e fotos da sua empresa, além de fazerem avaliações gerais.
Grande parte das empresas já estão cadastradas no Foursquare, mesmo que as vezes seus proprietários não saibam. Isso acontece porque as vezes o internauta procura o local e quando não o encontra, cria para realizar o check-in. Mas, calma. Você pode reivindicar a propriedade, basta confirmar alguns dados. Entretanto, se previna e não deixe que isso aconteça. Se atualize e tenha controle sobre essa ferramenta tão importante.
Utilize o Wathsapp
Algumas empresas ficam em dúvida se é adequado usar o Whatsapp para se comunicar com seus clientes, por receio de ser informal demais. Entretanto, não se preocupe. Utilizando com bom senso, essa pode ser uma importante ferramenta de comunicação com seu público.
Mas o que isso influencia na reputação da sua marca? Você pode mostrar para os consumidores que é uma empresa acessível, que responde rapidamente, e está sempre pronto para solucionar os problemas que podem surgir. No aplicativo você pode tirar dúvidas além de receber pedidos e encomendas. Mas tenha muito cuidado para não perder as conversas. Controle as informações com atenção. Você também pode enviar novidades para os clientes, mas antes cheque se eles têm interesse em receber o conteúdo.
Estando disponível também no Watshapp você mostra que, além de antenada, sua empresa se preocupa em atender o cliente da melhor maneira e em todas as plataformas possíveis.
Avaliações no Facebook
Você já observou as estrelas que existem em algumas páginas que acessamos no Facebook? Elas podem ser um trunfo para você! Atualmente, muitos clientes já fazem uma primeira avaliação para verificar se a marca é realmente boa checando quantas estrelas ela possui.
Essa é a forma que o Facebook disponibiliza para os próprios usuários classificarem a empresa com notas de um a cinco. Nem todas as páginas contam com esse recurso, as bandas musicais por exemplo estão de fora, pois é preciso ser um estabelecimento físico e ter algumas informações como endereço e contato. Logo, essa é uma ferramenta importante para sua empresa receber avaliações diretas do seu público-alvo.
Não só utilize a página para construir uma imagem positiva, como também aproveite para coletar informações importantes. Esse é um dos espaços mais práticos que existem para os clientes deixarem feedbacks, comentários e sugestões. Um aspecto que passa credibilidade para esse meio é que as críticas e elogios ficam eternamente registradas na rede, não podendo ser alteradas ou apagadas pelo dono da página, logo os internautas percebem que as avaliações são verdadeiras.
Se preocupou com os comentários negativos que podem surgir? Basta adotar uma postura correta e responder se retratando quando for necessário, conquistando não só o perdão como a admiração dos clientes.
Aproveite o Instagram
Você deve saber a importância que o Instagram adquiriu atualmente com o seu crescimento e sucesso indiscutível! Mas não sabe exatamente como usar a ferramenta para melhorar a reputação da sua empresa na internet? A gente explica como!
O aplicativo serve para divulgar imagens e você pode compartilhar histórias e produtos da sua empresa, conquistando fãs, mas não é só isso. Saiba usar o recurso para se aproximar de seus consumidores e para conhece-los.
Acompanhe as publicações dos usuários que curtem suas fotos e te seguem. Como ter acesso a isso? É simples. Digite o nome da sua empresa na aba de Locais ou busque hashtags com o nome da sua marca ou dos seus produtos principais. Caso você não tenha um smartphone em mãos, pode fazer essa pesquisa por meio de sites como o Iconosquare.
Observe os resultados que apareceram e conheça os clientes que interagem com sua marca. Acesse o perfil deles, os que não forem privados, e analise do que eles gostam, que lugares frequentam, como se divertem, suas músicas e comidas preferidas. Assim você pode se basear para criar conteúdo qualificado.
E mais uma vez, saiba ir além. Aproveite para dar um “repost” na foto relacionada a sua marca, publicada pelo seu cliente, sem esquecer de curtir e comentar agradecendo pela vista e preferência. São ações simples e gratuitas que te possibilitam estreitar seu relacionamento com o público e tornar sua empresa cativante na web.
Lembrando que para ter uma boa presença na web, você pode contar com a equipe da Agência na Web.