Como adicionar usuários no Google Analytics do seu site

Gerenciamento de usuários no Google Analytics, descubra como adicionar novos usuários, modificar as permissões deles, e como exclui-los.

É muito comum algumas empresas pedirem para ver os dados no Google Analytics do seu site. Nós mesmos da Agencia na Web sempre solicitamos às empresas essa permissão, para ter ciência de como está a situação do site e assim poder planejar uma estratégia que atenda da melhor forma cada cliente. E é exatamente por isso que estamos escrevendo este post. Então vamos lá:

Antes de falarmos como fazer, vamos falar de segurança. “Existe algum perigo em adicionar um novo usuário no Google Analytics do meu site?” A resposta é não, mas fique atento aos níveis permissão que você passa para os usuários. Você é o Administrador, então você que controla os níveis de poder dos novos usuários, podendo modificar e excluir sempre que precisar.

Tipos de permissão do usuário do Google Analytics:

  • Ler e analisar: pode ver dados de relatórios e configuração, manipular dados dentro de relatórios (por exemplo, filtrar uma tabela, adicionar uma dimensão secundária, criar um segmento), criar ativos pessoais e pode compartilhá-los, e ver ativos compartilhados. Não pode colaborar com recursos compartilhados.
  • Colaborar: pode criar ativos pessoais e compartilhá-los. Podem colaborar com recursos compartilhados, por exemplo, editar um painel ou anotação. Inclui Ler e analisar.
  • Editar: pode realizar funções administrativas e relacionadas a relatórios (por exemplo, adicionar/editar/excluir contas, propriedades, visualizações, filtros, metas etc., mas não gerenciar usuários), e visualizar dados de relatórios. Inclui “Colaborar”.
  • Gerenciar usuários: pode gerenciar usuários da conta (adicionar/excluir, atribuir permissões). Não inclui “Editar” ou “Colaborar”.

Adicionar usuário Google Analytics:

“Minha empresa é muito grande, existe algum limite para o numero de usuários?” A resposta também é não. Você pode adicionar quantos usuários quiser.

Existem 3 níveis hierárquicos que você pode determinar para os usuários: nível da Conta, Propriedade ou Visualização. O nível ao qual o usuário foi definido determina o acesso inicial dele. Por exemplo, se você adiciona um usuário no nível de Visualização, então esse usuário pertence à conta, mas inicialmente não tem permissões no nível da Propriedade ou da Conta. Você pode alterar as permissões de um usuário a qualquer momento.

Para adicionar um novo usuário siga os passos abaixo:

1 – Clique em Administrador na parte superior de qualquer página do Google Analytics.

2 – Use os menus na parte superior das colunas para selecionar a conta, propriedade ou visualização desejada.

3 – Para adicionar um usuário no nível hierárquico da Conta, clique em Gerenciamento de usuários na coluna em questão.

Para adicionar um usuário no nível da propriedade ou visualização, clique em Permissões na coluna apropriada.

4 – Em Adicionar permissões para, insira o endereço de e-mail do usuário. Use vírgulas ou espaços para separar os endereços.

5 – Selecione as permissões que você deseja: Gerenciar usuários, Edição, Visualização.

6 – Selecione Notificar este usuário por e-mail para enviar uma notificação a cada usuário que você está adicionando.

7 – Clique em Adicionar.

Pronto, agora já pode adicionar quantos usuários forem necessários para analisar os dados do site da sua empresa.

Modificar um usuário:

Você pode modificar as permissões de qualquer usuário em qualquer nível em uma conta do Google Analytics. Por exemplo, se você concedeu a um usuário a permissão de Ler e analisar, você pode posteriormente, conceder ao usuário permissão de Edição.

Para modificar as permissões de um usuário existente, você deve seguir exatamente os primeiros três passos de adicionar um novo usuário, porém como já existem emails cadastrados você deve procurar qual dos usuários você quer alterar. Podemos pesquisar olhando um a um, ou pesquisar o endereço de email:

Após encontrar o usuário, use o menu na coluna Permissões para alterar a permissão, após isso clica em salvar:

Pronto. Agora você pode alterar as permissões do usuário sempre que desejar.

Excluir um usuário:

Embora possa adicionar usuários em qualquer nível na hierarquia do Google Analytics do seu site (Conta, Propriedade ou Visualização), você pode apenas excluir usuários no nível Conta:

Após entrar no gerenciamento de usuários é apenas procurar qual o usuário você quer excluir (do mesmo modo como você alterou as permissões), e então clicar em excluir nele:

Pronto, agora você já pode facilmente excluir um usuário do seu Analytics.

Lembre-se de sempre estar atento aos usuários que estão podendo acessar os dados do seu site, e qual é o poder de cada um deles dentro destes dados. Essas informações são muito importantes e revelam dados preciosos do seu site. Portanto realize sempre um monitoramento das pessoas que estão podendo ver e editar essas informações.

  • 11451 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

Novidade: Novo botão do Google +1 Button

O Google, em seu sistema de busca está usando um novo botão de compartilhamento chamado “Google...

Google Panda finalmente lançado em Português

O Panda foi finalmente lançado em Português bem como para outros idiomas adicionais. Segue...

Qual o impacto do SSL nas conversões e no rankeamento no Google

Como a segurança é uma prioridade para o mecanismo de busca do Google, e estão muito preocupados...

16 Falhas do Google Analytics

O Google Analytics é provavelmente a ferramenta gratuita de análise de tráfego mais poderosa e...

Como melhorar o posicionamento no Google e em outros buscadores?

Chamados de sites de busca, mecanismos de busca, sistemas de busca, motores de busca,...