Novidade: Novo botão do Google +1 Button

O Google, em seu sistema de busca está usando um novo botão de compartilhamento chamado “Google +1”. A novidade apareceu há algum tempo e agora você pode colocar em seu blog também. É como um botão de rede social para você clicar e divulgar o que gostou e/ou está lendo, compartilhando isso com seus amigos. Esse post tem tutorial para usuários do Blogger e do WordPress.org adicionarem o novo botão em seus blogs.

Para quem ainda não viu a novidade, pode assistir o vídeo (com legenda em português), além de já poder clicar no botão funcionando abaixo do título desse post, junto ao botão do Twitter e do Facebook.



Esse sistema do “+1” da Google está integrado ao sistema de busca, ao perfil de usuário de serviços deles e ao Buzz. Mas agora você também pode colocar em seu blog para seus visitantes compartilharem assim também.

Se você entende um pouco mais de HTML e do funcionamento do seu blog, pode acessar diretamente a página do novo botão (tudo em português) para gerar o código como preferir.

Acesse: http://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/+1/button/

Funciona tanto no Blogger quanto no WordPress.org sem problemas e lá tem as instruções básicas. Mas se preferir, veja o tutorial passo-a-passo logo aqui abaixo.

Como adicionar no Blogger (também em português)

Quem usa o Blogger verá que é bem simples adicionar o novo botão, que vem junto dos outros botões de compartilhamento (Share buttons), mas também pode ser adicionado separadamente.

Para usar junto dos botões, basta ativá-los entrando no menu “Design” ~> “Elementos da página”. Em seguida clique em “Editar” da área de posts para abrir a janela de opções, como ilustra a imagem abaixo.

Feito isso é só salvar as modificações e ver o resultado em seu blog.

Caso, e somente caso o novo botão não aparecer em sua página, nem dentro dos posts, volte ao painel do Blogger, clique novamente no menu “Design” ~> “Editar HTML”, marcando a opção “Expandir modelos de widgets”.

Então procure pela linha <body> e, imediatamente ABAIXO dela cole o seguinte trecho de código:

<script type="text/javascript" src="http://apis.google.com/js/plusone.js">
{lang: 'pt-PT'}
</script>

Não mude nada nesse código e salve o modelo. Volte ao seu blog para ver funcionando.

Como adicionar no WordPress.org (Plugin)

O bom de usar o WordPres.org é poder contar com os plugins que facilitam nossa vida e não precisarmos mexer em códigos para usar certos recursos. Se você quer colocar o novo botão +1 do Google no seu blog que usa o WordPress.org, há um plugin para isso também.

Fazer download do Plugin: The Google +1 plugin

Depois de instalado é só fazer as devidas configurações. Isso inclui também uma nova opção de Widget, que pode ser inserido na barra lateral (sidebar).

Mas caso você deseje inserir o novo botão do Google no seu blog do Blogger ou do WordPress.org sem precisar dos outros botões de compartilhar padrão, mas diretamente do código original, basta acessar o link do gerador do código que citei acima.

Lá você pode escolher o modelo do botão. O código que for gerado deve ser inserido nos lugares descritos sem modificações.

Onde ver o que você compartilhou?

Tudo o que você compartilhar usando esse novo botão, ficará disponível em uma lista do Google Profiles (seu perfil do Google) https://profiles.google.com/. Há uma nova aba de menu chamada “+1”, como ilustra a imagem abaixo do meu perfil:

Em breve darei mais detalhes, pois há rumores de que será possível acompanhar as estatísticas dos cliques, além de esperarmos que apareça essa função no sistema de buscas do Google em português.

  • 12986 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

Como Instalar o Google Analytics em 4 Passos

Devido aos muitos pedidos que estamos recebendo para esclarecer dúvidas de como instalar o...

Qual o impacto do SSL nas conversões e no rankeamento no Google

Como a segurança é uma prioridade para o mecanismo de busca do Google, e estão muito preocupados...

Como adicionar usuários no Google Analytics do seu site

Gerenciamento de usuários no Google Analytics, descubra como adicionar novos usuários, modificar...

16 Falhas do Google Analytics

O Google Analytics é provavelmente a ferramenta gratuita de análise de tráfego mais poderosa e...

Seu blog está em risco com o novo Google Panda à solta?

Desde o início do ano (Jan/2011) a Google já havia avisado que grandes mudanças em seu algoritmo...