Seu blog está em risco com o novo Google Panda à solta?

Desde o início do ano (Jan/2011) a Google já havia avisado que grandes mudanças em seu algoritmo iriam acontecer. Agora é oficial, valendo para praticamente todos os idiomas: A Google está punindo conteúdos de baixa qualidade e duplicados. Os resultados orgânicos agora buscam exibir o que há de melhor no índice da Google. Isso pode afetar muito o seu blog e fazer você até perder visitas vindas das busca.

De maneira bem resumida, este novo algoritmo da Google tem como objetivo classificar os conteúdos de alta qualidade. O que eles querem é melhorar o resultado das pesquisas para a experiência do usuário. Isso afeta cerca de 6-9% dos sites/blogs de forma visível, seja rebaixando a posição nos resultados ou até excluindo certas coisas de aparecerem.

O que muda é que a Google está trabalhando para melhorar os resultados orgânicos, baseando-se cada vez mais no objetivo de oferecer conteúdos originais, de qualidade e realmente relevantes para quem faz a busca.

Como isso afeta os Blogs?

Você poderá observar a mudança, se isso afetar o seu blog, nas análises de estatísticas, especialmente no Webmaster Tools e no Google Analytics, verificando a origem de suas visitas e se o número de visitantes vindos das buscas cairá ou não. E há duas formas de ser afetado. Seu blog pode melhorar nos resultados da Google a atrair mais visitas ou pode perder posições, perder visitas e até perder PageRank.

Nem preciso explicar que, quem perder posições significa que a Google considera que seu blog tem conteúdo de baixa qualidade. Essa “baixa qualidade” pode ser por conter material duplicado (cópia de outros), layouts pesados e grandes, conteúdo incoerente, entre outros fatores que mostrem que aquilo não corresponde bem ao que a Google espera.

Não dá pra saber ao certo como esse novo algoritmo trabalha. Isso evita tentativas de fraude. O que você pode fazer é focar seus esforços em produzir cada vez mais com qualidade e relevância, pensando sempre em seus visitantes. Quanto mais comentários, mais cliques e divulgações em redes sociais, principalmente no botão Google +1, podem ser sinais para a Google de que seu conteúdo merece estar no topo.

Agora responda: Seu blog corre algum risco? Aqueles que se empenharam em só copiar ou produzir coisas irrelevantes ou inúteis, terão de se esforçar muito. Mas esse novo Panda pode ser um prêmio para aqueles que trabalham sério na Blogosfera.

  • 17468 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

16 Falhas do Google Analytics

O Google Analytics é provavelmente a ferramenta gratuita de análise de tráfego mais poderosa e...

Como melhorar o posicionamento no Google e em outros buscadores?

Chamados de sites de busca, mecanismos de busca, sistemas de busca, motores de busca,...

Novidade: Novo botão do Google +1 Button

O Google, em seu sistema de busca está usando um novo botão de compartilhamento chamado “Google...

O Google Analytics está enganando você

Nos últimos dias muitas pessoas notaram um aumento significativo nas visitas de seus blogs/sites...

Como adicionar usuários no Google Analytics do seu site

Gerenciamento de usuários no Google Analytics, descubra como adicionar novos usuários, modificar...