O que é White Label e como funciona?

O White Label é um modelo de negócio em que um produto ou serviço desenvolvido por determinada empresa pode ser revendido por outras empresas ou pessoas físicas sem divulgação dos direitos autorais, ou seja, como se a inteligência por trás do produto fosse da marca que o revende. Alguns sites usam White Labels para permitir que uma marca de sucesso possa oferecer um serviço sem ter que investir na criação da tecnologia.

O que é White Label e quais são os Principais Pros e Contras

O white label vem conquistando espaço e também no mercado e diversas tecnologias como plataformas de e-commerce, softwares crm e outros sistemas.

Esse modelo White Label é muito aplicado no setor de tecnologia, pois o custo para se criar um produto inovador e patenteá-lo é alto. Além disso, posicionar um produto, precificá-lo e, realizar todas as pesquisas de mercado demanda tempo, alto investimento, infraestrutura e mão de obra qualificada. No modelo de negócio White Label, a empresa que detém a tecnologia cede o direito de uso, porém com a marca do revendedor.

O que é White Label e quais são os Principais Pros e Contras

White Label é muito simples, ou seja uma empresa proprietária cria uma tecnologia e permite que outras empresas vendas aquele produto ou serviço com sua própria marca. ( no caso o uso dos serviços da www.agencianaweb.com.br )

Empresa proprietária = Desenvolvedor da tecnologia

Outras empresas = Uma empresa, ou marca. Pode ser você mesmo!

Você então tem a oportunidade de utilizar e vender uma tecnologia (que não desenvolveu), com sua marca, identidade visual e outras personalizações para revender este produto como se tivesse desenvolvido em sua casa, linha por linha, todos os dias e noites trabalhando em um produto para enfim vende-lo...

É nesse momento que o serviço de White Label se aplica, pois ele pode ser utilizado em diversos produtos do mercado. Por exemplo, ao em vez da marca apresentar sua fábrica própria, ela podem contratar outra empresa para produzir suas mercadorias.

Deste modo, este sistema funciona como uma terceirização do serviço, na qual não existe uma informação real do fabricante.

Este conceito também pode ser aplicado na internet e da criação de sites, portanto, ao invés de uma marca contratar programadores, web designers entre outros profissionais elas procuram uma plataforma pré-fabricada, chamadas de White Label. Fiz uma lista com os principais pros e contras sobre White label para você entender melhor.

Pros

  • Não precisa saber programar, ou ser designer de produtos renomado para criar um produto de qualidade (empresas white label mantem especialistas no que vendem)
  • Orçamento otimizado desde a origem. Todos as ferramentas são desenvolvidas e atualizadas por especialistas em tecnologia ligados em toda a cadeia
  • Vender com sua marca e cobrar o valor que quiser

Contra

  • Provavelmente você terá de pagar para esta remoção, é assim em 99% das empresas
  • Outras pessoas podem ter uma ferramenta similar a sua
  • Dificil aderencia no mercado
  • Altíssima curva de aprendizado

Como funciona o White Label

Este modelo de negócios se consolida nos Estados Unidos e Europa com a presença de profissionais arrojados. A utilização do conceito White Label no Brasil ainda é (infelizmente) escreto! Porque secreto? ora, pois ela é uma plataforma de e-commerce que permite que outras empresas explorem toda tecnologia, ou é uma empresa de tecnologia que permite outras empresas se consolidarem vendendo e-commerce?

Com o modelo, qualquer empresa pode explorar comercialmente tecnologias que ainda não conhece ou que ainda não chegaram em seu pais de origem, além de ter a possibilidade de oferecer serviços de de qualquer recurso White Label com sua própria marca.

Através da tecnologia é possível aumentar o seu portfólio, como consequência permite otimizar a captação de recursos financeiros. Já que estes anteriormente acabariam sendo investidos em suporte técnico. Conforme ferramenta escolhida, ainda é possível ter outros serviços agregados, como o que você pensar... São muitas opções no mercado White Label.

Na realidade o White Label é um serviço de aluguel, porém, ele pode ser adaptado conforme a necessidade e imagem da empresa.  Desta forma, o nome e marca do fornecedor fica invisível para os usuários e apenas a marca da empresa fica em evidência. Entre suas vantagens existe a possibilidade de custo reduzido.

Um pouco mais sobre White Label

Com as soluções White label o cliente já recebe uma ferramenta completa já pronta para uso. Deste modo facilita o branding e permite economizar dinheiro. Lembrando que este dinheiro certamente seria investido em tecnologias e em recursos técnicos, com isto é possível poupar o tempo e facilitar o processo.

Com a possibilidade de inserir novos recursos sem gasto de tempo o white label facilita e permite que a empresa insira sua própria marca e identidade em uma tecnologia totalmente pronta.

Hoje em hipótese alguma não é recomendado que uma empresa saia da sua área de especialização. Neste caso ao fazer algo que não está dentro das suas competências pode ser arriscado. Deste modo este tipo de solução "pré-fabricada" é desenvolvido por especialistas. Portanto, a chance de ter qualquer erro é mínima.

Para as empresas que atuam com plataformas de e-commerce, marketplaces, tecnologia em geral é uma solução prática principalmente quando se fala em custo-benefício. Entre os benefícios é a interatividade com seus clientes, além da fidelização do relacionamento. Isto é válido como uma base de dados na qual fica registrado.

De fato é notório que o White label acaba sendo positivo e os contras só se aplicam quando não existe a escolha da tecnologia e equipe correta. Com isto a ideia é oferecer uma a boa estrutura de servidores, além de garantir apoio para quem contrata os seus serviços.

Ainda com esta aplicação o consumidor tem acesso a um serviço mais avançado. Hoje diversos problemas acontecem devido aos fatores de tempo, na criação de novas tecnologias inclusive, no investimento de equipe e infraestrutura. Com este modo é possível agregar valor aos seus serviços.

Deste modo concluímos que o White label é um investimento em tecnologia, mas que na verdade funciona como uma estratégia comercial e redução de custos para uma empresa.

Sobre SEO White Label

‍Se você representa uma agência, ou é profissional de marketing digital digital autônomo, você sabe muito bem o quanto é importante estar um passo à frente dos seus concorrentes. Descubra como ganhar vantagem rápido!

‍O SEO White Label é um serviço (SaaS) no qual você, uma agência ou um profissional de marketing digital, contrata uma FERRAMENTA COMPLETA DE SEO E COLOCA A SUA MARCA, é o que a Agência na Web proporciona a seus clientes afiliados e colaboradores.

Por exemplo, você pode oferecer uma ferramenta completa (com relatórios, análises, monitoramento etc) de SEO para seus clientes e então colocar suas informações de contato, logotipo, enfim, a sua identidade visual.

‍Além das funcionalidades diversas para uma análise completa de SEO, o modelo "White Label" permite que as ferramentas de SEO White Label agreguem muito mais valor às agências e profissionais do que as soluções mais tradicionais do mercado.

  • 58749 Uživatelům pomohlo
Byla tato odpověď nápomocná?

Related Articles

Tutorial do VirtueMart

Este tutorial destina-se à  configurar o Virtuemart 2 em Joomla 1.7 e 2.5. Depois de instalar o...

Como faço para evitar o conteúdo duplicado?

Unificação da URL pode ser definida como os endereços redundantes para a mesma página, um...

Como alterar o DNS do seu domínio na WIX

Não é possível alterar o DNS (Servidores de Nome) de um domínio Wix. Caso você tenha adquirido um...

Como criar pastas fora do diretório public_html com Cpanel

Para segurança e proteção aprenda a criar pastas de subdomínios fora do diretório padrão...

Limpar o cache do Google Chome

Este tutorial tem o intuito de ajudar você na tarefa de limpar o cache do Google Chome. O cache...