O que é PageRank e para que serve?

PageRank (PR) é o algoritmo que permite a classificação por relevância de um site,
é um serviço totalmente gratuito para verificar o Google pagerank de imediato, usando sua ferramenta de verificação on-line page rank por passar no teste de Captcha e também vai gerar o código do botão Pagerank que você pode colocá-lo em seu Web site.

PageRank (PR) é uma métrica criado pelo Larry page e utilizada pelo Google dentro do seu algorítmo para entender a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet. Ele foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page, daí vem o nome “Page” Rank. PR é uma das centenas de variáveis utilizadas pelo Google para definir quem aparece primeiro nos resultados orgânicos as buscas.




O PageRank de um site varia de 0 a 10. Poucos sites possuem PR=10, como o Google e a Casa Branca. No Brasil, para se ter um exemplo, a página inicial do UOL e do Terra alternam entre PR=6 e PR=8. Quanto mais alto for o PageRank, maior a possibilidade de um site aparecer bem posicionado na tela de resultados do Google.

O PageRank foi a grande sacada do Google para se tornar o site de busca preferido pela esmagadora maioria dos internautas. Inicialmente, os sites de busca se baseavam no seu algoritmo, principalmente, em elementos do próprio site. As Meta Tags e a densidade de uma determinada palavra na página e no site eram os fatores mais importantes para determinar o posicionamento do site. Esses elementos eram, porém, facilmente manipulados por webmasters que buscavam melhorar o posicionamento de seus sites no Google.

O Google criou então o PageRank, um mecanismo de "votos". Cada link de uma página apontada para outra é considerada um "voto", uma recomendação daquela página à página para onde o link se direciona. Quanto mais importante, isto é, quanto mais alto for o PageRank da página de onde sai o link, mais importante é o "voto" dado à página de destino.

Uma página que daremos o nome de A, que recebe vários links apontados para ela de outras páginas do próprio site ou de sites externos, acumula parte do PageRank oriundo dessas páginas. Com isso, essa página se torna mais importante a cada novo link recebido, pois o PageRank dos links que apontam para ela é somado. Quanto maior o PageRank de uma página, maior a quantidade de PageRank passado para as páginas para as quais ela aponta. Tente conseguir um link da página inicial de um grande portal e você verá o que acontecerá com o posicionamento de seu site.

Por consequência, as páginas para as quais nossa página A apontar, internas ou para outros sites, receberão mais PageRank e, com isso, se tornarão mais "importantes" para o Google.

Vale notar que a quantidade de PageRank que uma página pode passar é dividida pelo total de links que saem da página (que apontam para outras páginas). Se a página A tiver 100 links que apontam para outras páginas internas e de outros sites, cada página de destino desses links receberá apenas 1/100 do total de PageRank que a página A pode passar. Faça essa análise ao escolher sites para posicionar links para seu site.

 

Como visualizar o PageRank

Existem diversas ferramentas para se visualizar o PageRank. A mais comum, que a maior parte das pessoas inclusive já têm instalado, é o Google Toolbar mas tambem a muitas ferrametas gratuitas online para consulta de seu paerank como a do Web-br: http://web-br.net/

 

Saiba como melhorar a posição do seu site nas ferramentas de busca

Existem muitas formas de aumentar seu pagerank, uma delas é através das mídias sociais, você sabia que a interação de seus clientes com a sua marca nas mídias sociais melhora seus resultados nas ferramentas de busca?  Se você nunca ouviu falar de SEO (Search Engine Optimization) é bom se familiarizar com o termo. SEO ou Otimização de Sites, em português, é o que faz o site da sua empresa ter visibilidade nas ferramentas de busca como Google, Bing, etc.

Outro termo que vem ganhando cada vez mais relevância no meio on-line é o “Social SEO”. Ele é basicamente a aplicação de termos sociais aos resultados de pesquisa. Mas o que isto realmente significa? Quanto mais usuários compartilham seu conteúdo – como uma imagem no Facebook ou seu site no Google, por exemplo – são criados sinais que as ferramentas de busca usam para determinar a qualidade do relacionamento entre o indivíduo e sua empresa.

Ou seja: se a sua empresa tem boa qualificação no Social SEO, ela ganha mais relevância nas pesquisas. Uma vez que seu site aparece bem nas pesquisas, ele consequentemente terá mais tráfego orgânico do que aquele website que aparece depois no ranking. Mais acessos ao seu site aumenta as oportunidade de vendas. Veja a segguir um site especializado em pagerank de mídias sociais: http://www.campanhaemredessociais.com.br

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