Comandos para trabalhar com o DNS

Existem alguns comandos relacionados diretamente com o DNS, tanto com o cliente DNS, nas estações de trabalho da rede, quanto no servidor DNS. Neste item apresentarei as utilizações básicas dos seguintes comandos:

  • ipconfig
  • nslookup

Os comandos ipconfig e nslookup são utilizados nas estações de trabalho, para pesquisar o DNS e resolver problemas relacionados ao DNS.

O comando ipconfig

Neste item falarei das opções do comando ipconfig, relacionadas com o DNS. O comando ipconfig já foi descrito na introdução ao protocolo TCP/IP. Este comando é utilizado, basicamente, para exibir as configurações do protocolo TCP/IP de um computador. Porém ele tem opções relacionadas ao DNS e também ao DHCP. Neste item mostrarei as opções relacionadas ao DNS.

Anteriormente, na parte teórica sobre o DNS, descrevi que o cliente DNS mantém um cache local de DNS, para agilizar a resolução de nomes, evitando que nomes já resolvidos tenham que passar por todo o processo de resolução novamente. Você pode exibir o cache local do DNS, utilizando o seguinte comando:

ipconfig /displaydns

Será listado o cache do DNS local, no formato indicado a seguir, onde apresento a parte inicial da listagem do cache local do DNS de uma estação de trabalho:

Windows IP Configuration

activex.microsoft.com
----------------------------------------
Record Name . . . . . : activex.microsoft.com
Record Type . . . . . : 1
Time To Live  . . . . : 6105
Data Length . . . . . : 4
Section . . . . . . . : Answer

A (Host) Record . . . : 207.46.196.108

codecs.microsoft.com
----------------------------------------
Record Name . . . . . : codecs.microsoft.com
Record Type . . . . . : 1
Time To Live  . . . . : 6106
Data Length . . . . . : 4
Section . . . . . . . : Answer

A (Host) Record . . . : 207.46.196.120

loginnet.passport.com
----------------------------------------
Record Name . . . . . : loginnet.passport.com
Record Type . . . . . : 1
Time To Live  . . . . : 164
Data Length . . . . . : 4
Section . . . . . . . : Answer

A (Host) Record . . . : 65.54.226.247

1.0.0.127.in-addr.arpa
----------------------------------------
Record Name . . . . . : 1.0.0.127.in-addr.arpa.
Record Type . . . . . : 12
Time To Live  . . . . : 596929
Data Length . . . . . : 4
Section . . . . . . . : Answer

PTR Record  . . . . . : localhost

Outra opção do comando ipconfig, relacionada com o DNS é a opção flushdns. Esta opção limpa o cache local do DNS. Esta opção é especialmente útil em uma situação em que houve problemas com o servidor DNS e após a resolução do problema, os clientes reclamam que conseguem acessar alguns sites e não conseguem acessar outros sites. Isso acontece porque no cache local do cliente, existem registros que podem não ser mais válidos. Neste caso a solução é limpar o cache local do DNS. Para limpar o cache local do DNS, basta utilizar o comando indicado a seguir:
ipconfig/flushdns

Este comando limpa o cache do DNS e retorna a mensagem indicada a seguir:

Windows IP Configuration

Successfully flushed the DNS Resolver Cache.

O comando nslookup

O comando nslookup é utilizado para obter informações de um servidor DNS. As informações obtidas com o comando nslookup, normalmente são utilizadas para a resolução de problemas relacionados com o DNS. Com o comando nslookup você pode retornar partes selecionadas dos registros de uma zona, você pode verificar se um servidor DNS está funcionando normalmente e responden às consultas, você pode obter informações sobre as zonas existentes em um servidor DNS.

Vamos aprender a utilizar o comando nslookup, através de alguns exemplos práticos.

Para utilizar o comando nslookup, siga os passos indicados a seguir:

1.       Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2.       Abra um Prompt de comando.

3.       Podemos utilizar o comando nslookup em dois modos diferentes. No modo direto, digitamos o comando e mais alguns parâmetros, e o Windows 2000 Server retorna um determinado resultado. Considere o exemplo da Figura a seguir, onde digitei o seguinte comando nslookup server2. O Windows 2000 Server retorna diversas informações. Nas duas primeiras linhas, é retornado o nome e o endereço IP do servidor DNS pesquisado. Na segunda linha é retornado o nome e o endereço IP do servidor server2.


Figura - Utilizando o comando nslookup, no modo direto.

4.       Caso tenhamos que fazer várias pesquisas de nome, pode ser mais interessante utilizar o comando nslookup no modo interativo. Neste modo, digite simplesmente nslookup e tecle Enter. O Windows 2000 Server exibe o nome e o número IP do servidor DNS configurado como DNS primário, nas propriedades do TCP/IP e abre um prompt indicado pelo sinal de maior (>), conforme indicado pela Figura a seguir:


Figura - Utilizando o comando nslookup, no modo interativo.

5.       No modo interativo, no prompt >, digite help e tecle Enter, será exibida uma listagem com os diversos comandos disponíveis no modo interativo.

6.       Para achar o endereço IP de um computador da rede, simplesmente digite o nome do computador e tecle Enter.

7.       Experimento o comando ls –d abc.com (troque abc.com pelo nome do seu domínio DNS) e tecle Enter. Este comando irá listar todos os registros DNS do domínio abc.com, inclusive alguns registros criados pelo Windows 2000 Server para uso interno do Active Directory.

8.       Para sair do modo interativo digite exit e tecle Enter.

9.       Para sair do Prompt de comando, digite exit e tecle Enter.

Sobre DNS era isso. Nas próximas partes desta série de tutoriais, você irá aprender sobre o  DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol. Na Parte 9 deste tutorial, eu apresentei uma introdução teórica ao DHCP. A partir da próxima parte, você aprenderá sobre a parte Prática do DHCP.

  • 19603 Utenti hanno trovato utile questa risposta
Hai trovato questa risposta utile?

Related Articles

Como descobrir o DNS de minha rede?

Existem alguns sites que mostram seu IP atual, exemplo disso é o site (www.abusar.org). Uma forma...