Como usar o Google Authenticator

O Google Authenticator é um aplicativo de autenticação em duas etapas para celulares Android e iPhone (iOS). A ferramenta usa QR Code para centralizar os códigos de verificação de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, além de clientes de e-mail e outras contas onlines.

Quando habilitado, além do nome de usuário e da senha, é necessário confirmar a identidade com um código aleatório gerado pelo app, o que garante maior proteção contra invasão de contas.


Como configurar contas no Google Authenticator

Passo 1. Acesse as configurações do serviço que você quer ativar a verificação em duas etapas e inicie a configuração do recurso. Será gerado um QR Code ou exibido uma chave que posteriormente deverá ser escaneado ou inserido no Google Authenticator.

Configuração de verificação em duas etapas no Instagram e Facebook — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Baixe e instale o app do Google Authenticator em seu celular. Ao abri-lo pela primeira vez, toque em "Primeiros passos" e escolha se você quer usar a câmera do celular para ler o QR Code ou digitar a chave.

Configuração de verificação em duas etapas no Instagram e Facebook — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Adicionando conta no Google Authenticator — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Adicionando conta no Google Authenticator — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Feito isso, será exibido um código aleatório que é alternado a cada 30 segundos. Você deve inseri-lo no serviço para confirmar e concluir a configuração da verificação em duas etapas. Toque em "+", no canto inferior direito da tela, sempre que quiser adicionar um novo serviço ao Google Authenticator.

Um código aleatório será gerado a cada 30 segundos — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Um código aleatório será gerado a cada 30 segundos — Foto: Helito Beggiora

Google Authenticator: como recuperar e transferir contas entre celulares

Passo 1. Caso mude de celular, é indispensável que você importe as suas contas no novo smartphone para conseguir fazer login nos sites com verificação em duas etapas ativado. Para isso, toque sobre o botão de menu, no canto superior direito da tela e vá em "Transferir contas".

Um código aleatório será gerado a cada 30 segundos — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Transferindo contas para outros celular — Foto: Helito Beggiora

Passo 2. Primeiro, selecione "Exportar contas" e confirme a sua identidade usando o leitor biométrico do seu celular, padrão ou senha numérica.

Exportando contas do Google Authenticator — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Exportando contas do Google Authenticator — Foto: Reprodução

Passo 3. Em seguida, selecione as contas que você quer exportar e pressione "Próxima".

Um código aleatório será gerado a cada 30 segundos — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Exportando contas do Google Authenticator — Foto: Helito Beggiora

Passo 4. Será gerado um QR Code com as informações das suas contas que serão transferidas.


Um código aleatório será gerado a cada 30 segundos — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Código QR para transferência de contas — Foto: Helito Beggiora

Passo 5. Agora, em seu novo celular, baixe e instale o app do Google Authenticator. Nas configurações iniciais, toque em "Primeiros passos" e, em seguida, "Importar contas existentes?". Por fim, caso necessário, autorize o acesso à câmera e escaneie o QR Code que é exibido na tela do seu celular antigo.
Importando contas no Google Authenticator em outro celular — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Importando contas no Google Authenticator em outro celular — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas de como usar o Google Authenticator para melhorar a segurança das suas contas online.

  • 163257 utilizatori au considerat informaţia utilă
Răspunsul a fost util?

Related Articles

Definir Fuso Horário padrão na hospedagem

Todos os servidores da Agencia na Web estão com horário de Brasília definidos como padrão. Alguns...

Como configurar Gateway de pagamento PayU

Para configurar seu módulo Bcash! efetue o login em sua conta no PayU e acesse: Configuração >...

Criando uma Conta no SMTP2GO: para envio de emails

SMTP2GO: Criando uma conta O SMTP2GO é uma boa saída aos servidores SMTP pagos, onde é possível...

Definir Fuso Horário padrão na hospedagem

Todos os servidores da Agencia na Web estão com horário de Brasília definidos como padrão. Alguns...

Criando uma Conta no SendGrid para envio de emails

SendGrid é um serviço de SMTP externo utilizado para envio de e-mails transacionais e marketing....