Como efetuar a instalação do LiveZilla usando MySQL

Assim como hoje não é mais neces­sá­rio você desen­vol­ver um Blog por causa do Word­Press acre­dito que criar um Chat de suporte para seu site tam­bém esta dei­xando de ser gra­ças ao LiveZilla.

Neste tuto­rial vou mos­trar como ins­ta­lar o Live­Zilla usando MySQL, PHP e WinXP.
O pro­cesso é rápido é vai dei­xar seu chefe e cli­ente con­ten­tes.
O pri­meiro passo é bai­xar o Live­Zilla aqui:  http://livehelp.livezilla.net/downloads
Tenha o  MySql e PHP ins­ta­lado reco­mendo usar o Wamp para efe­tuar o teste (http://www.wampserver.com/en/).

Para ins­ta­lar não tem segredo é next, next finish.
Depois de ins­ta­lar ele vai criar dois ata­lhos na área de tra­ba­lho o Live­Zilla Cli­ent e o Live­Zilla Ser­ver Admin.

Vamos abrir o Live­Zilla Ser­ver Admin para con­fi­gu­rar nosso Chat.
Sele­ci­one “Cre­ate new Live­Zilla Ser­ver” e cli­que no botão Next.

 

 

Vai sur­gir uma tela para você criar uma conta Admin no sis­tema.
Pre­en­cha os cam­pos como no exem­plo e cli­que no botão Next.

 

 

Na pró­xima tela mos­tra um for­mu­lá­rio para criar o pri­meiro grupo de suporte para o Chat. Depois é pos­sí­vel criar mais gru­pos de suporte.
Pre­en­cha os cam­pos como no exem­plo e cli­que no botão Next.

 

 

Agora che­gou a hora de gerar os arquivo PHP do Chat.
Você tem a opção de enviar via FTP ou extrair local­mente.
Eu no exem­plo uso o Wamp então enviei direto para meu dir www/livezilla.
Esco­lha sua opção e cli­que em Next.

 

 

Apos enviar o arquivo surge a tela para tes­tar a ins­ta­la­ção do Live­Zilla.
Basta infor­mar o nome da cone­xão com o ser­ver e sua URL.
Cli­que no botão Ser­ver Test se esti­ver ok

 

 

Agora cli­que no botão test e digite o nome de usuá­rio e senha que foi cri­ado para o Admin e cli­que no botão Ok para ini­ciar o teste.

 

 

Se o teste ocor­reu com sucesso cli­que no botão Ser­ver­page e você verá esta pagina.

 

 

Feche a janela de Test e cli­que em Next para con­fi­gu­rar o MySQL.

Pre­en­cha os cam­pos como no exem­plo e cli­que no botão Cre­ate Tables.
Caso tenha algum ao criar as tabe­las cli­que no link Show SQL Dump e exe­cute direto no seu BD.

 

 

Se a cone­xão esti­ver cor­reta cli­que em Next e para fina­li­zar a configuração.

 

 

Agora vamos cli­car no ata­lho Live­Zilla Cli­ent para ini­ciar o aten­di­mento do Chat.
Entre com o nome de usuá­rio e senha cri­a­dos para o Admin e seu Chat já esta funcionando.

 

 

Abra o nave­ga­dor e digite a URL do ser Live­Zilla no meu caso http://localhost/livezilla/
Cli­que no link Start Demo Chat.
Pre­en­cha os cam­pos como no exem­plo e cli­que em ini­ciar Chat.

 

 

Agora no Live­Zilla Cli­ent vai sur­gir uma soli­ci­ta­ção para ini­ciar o Chat.
Cli­que em Accept Request e iniciar.

 

 

A ins­ta­la­ção esta feita agora basta explo­rar o Live­Zilla pois exis­tem mui­tas opções para faci­li­tar o tra­ba­lho do pes­soal do suporte.


[ Recursos ]

O LiveZilla
é um ótimo software para suporte e atendimento via Chat que você pode colocar no seu site hospedado na Zooming. O LiveZilla é um software gratuito, e segundo as informações dos autores, ele permanecerá sempre gratuito. Testamos o LiveZilla e verificamos que ele é realmente um produto de alto nível, comparável ou até melhor do que vários produtos comerciais existentes. O LiveZilla tem diversas funções interessantes que vamos descrever abaixo.
Atendimento Online via Chat
A principal função do LiveZilla é o atendimento online via Chat. Com o LiveZilla você poderá responder a chamados de suporte ou interagir com os visitantes do seu site em tempo real. O Chat poderá ser iniciado pelo visitante, ao clicar em um link ou um banner que inicia o Chat, ou poderá ser iniciado por você. Neste último caso o visitante verá uma janela em sua página, perguntando se ele necessita auxílio e se deseja iniciar um Chat com você

Janela de Chat
Você poderá personalizar a janela de Chat do LiveZilla, trocando a imagem padrão do banner pelo seu logotipo. O visitante do seu site terá várias opções na janela de Chat, como usar Emoticons, enviar arquivos, imprimir o Chat, dar nota ao atendimento e adicionar aos favoritos

Acompanhe os Visitantes do Seu Site Online
No software LiveZilla Client, que ficará instalado no seu computador, você poderá acompanhar todos os visitantes ativos do seu site. O LiveZilla Client mostra uma lista com os visitantes ativos, informando quanto tempo eles estão online no seu site, quantas páginas já visitaram, qual é a página atual que estão visitando, qual as palavras-chave usaram em sites de busca para chegarem ao seu site, e até qual o país, estado e cidade onde estão (se você habilitar o módulo Geo Tracking do LiveZilla). A partir da lista de visitantes ativos você poderá convidar um visitante a conversar com você.

Geo Tracking
O LiveZilla pode mostrar informações geográficas sobre a posição onde estão os visitantes do seu site. Isto é feito com o uso de uma base de dados da empresa GeoBytes, que associa o número do endereço IP do visitante à localização geográfica. Você também não precisará pagar nada para usar esta função, porém ela não é habilitada por padrão. Você deverá configurar o LiveZilla para que esta função fique ativa.

Mapa de Visitantes
Com a função Geo Tracking habilitada, o LiveZilla Client mostrará um mapa do Google Maps apontando a localização dos visitantes em tempo real. Este mapa poderá ser redimensionado, movimentado, e poderá ser alternado entre mapa físico, de satélite ou hibrido

Acompanhar a Navegação
Outra função interessante do LiveZilla é que ele permite acompanhar a navegação dos visitantes. Você poderá escolher um visitante e acompanhar visualmente as páginas que ele está visitando. Você verá no seu computador a mesma página que o visitante está vendo, e quando ele mudar de página, a página irá mudar no seu computador também.

Mensagens e Alertas
Através do LiveZilla Client você poderá também enviar mensagens ou alertas aos visitantes do seu site. O visitante receberá a mensagem em uma pequena janela que aparecerá na página do seu site que ele estiver visitando.

Enviar um Endereço ou arquivo
Outra função interessante do LiveZilla é que você poderá redirecionar o navegador do visitante para um endereço que você enviar. Isso será util no caso de um atendimento onde o visitante não estiver encontrando determinada página. Você poderá enviar o endereço da página, que será aberta automaticamente pelo LiveZilla no navegador do visitante.

Respostas Prontas e Arquivos
Você poderá organizar diversas categorias de respostas prontas e arquivos que você poderá enviar aos visitantes do seu site durante os Chats. Esta função é muito importante, pois você economizará muito tempo para responder perguntas comuns, pois as respostas já estarão prontas.

Saiba Mais Sobre o LiveZilla
Para saber mais sobre o LiveZilla visite o site http://livehelp.livezilla.net/. Neste site você encontrará algumas vídeo-aulas (em inglês) sobre o LiveZilla, além de imagens extras que poderão ser usadas como banners no seu site para a ativação do Chat.

  • 16011 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?