Traduzir Tema e Plugins do WordPress com Loco Translate

O uso de sites em WordPress é muito comum, visto que facilita muito o desenvolvimento e poupa bastante tempo já que tem diversas funcionalidades prontas.

Porém a probabilidade de que o painel administrativo do tema não seja em Português é muito alta, o que pode dificultar um pouco as coisas para pessoas que não tem domínio de outras línguas.

Não apenas o painel, mas todas as páginas prontas do tema e blocos como “Menu” e “Rodapé” do site também estão em outra língua. Mas ao invés de aprender a lidar com o tema em outra língua, o ideal seria traduzir tudo para seu idioma nativo.

Esse processo pode ser feito de duas formas, manualmente alterando os arquivos raiz do tema, que além de ser um processo doloroso você pode perder tudo quando atualizar o WordPress caso não esteja usando um tema filho.

Outro método é traduzir através de plugins, que fazem todo o trabalho pesado para você e tornam o processo muito mais rápido. É com esse método que vou te ensinar a traduzir o seu tema WordPress.

Traduzindo o tema

Assim que a instalação do plugin estiver pronta é hora de botar a mão na massa. Note que no menu lateral do seu WordPress terá uma nova entrada “Tradução (Loco)”, passe o mouse sobre ela e selecione a opção “Themes”.

Meno Loco Translate

Na próxima página você verá uma lista com todos os temas instalados no WordPress, selecione aquele que você deseja traduzir. Nesse caso escolhi o tema Storefront que já é em Português, apenas para que você entenda o processo.

Lista de temas Loco Translate

Agora você será direcionado para a visão geral do tema no painel do Loco Translate, na parte superior, selecione a opção “New Language” para começar a tradução.

Novo idioma Loco Translate

Escolha para qual idioma deseja traduzir, que nesse caso é para Português. Em seguida clique em “Start translating”.

Selecionando idioma Loco Translate

Agora você verá todo o conteúdo do tema que está em outro idioma, neste caso é Inglês. Você seleciona cada sentença separadamente e escolhe a tradução mais adequada. Faça isso com todas seguindo os passos 1, 2 e 3 conforme a imagem abaixo.

Traduzindo conteúdo Loco Translate

Assim que terminar de traduzir e clicar em Salvar, basta atualizar a página para ver a tradução funcionando.

Além de traduzir temas, o Loco Translate também é capaz de traduzir plugins e até mesmo o próprio painel WordPress. Todos os recursos de tradução seguem o mesmo procedimento, então com os passos deste tutorial você consegue traduzir todo o resto.

Se você recebeu alguma mensagem de erro durante o processo muito provavelmente seu tema não foi preparado para a tradução. Mas fique tranquilo, logo estarei disponibilizando um novo conteúdo que vai te ajudar a traduzir temas wordpress de outra forma.

  • 85002 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

Como ativar o servidor SMTP do Google em meus formulários

Antes de começar, você vai precisar de: Conta Gmail ou G Suite. Acesso ao seu painel de...

Criando um Login social com Google

Para trabalhar com as APIs do Google, você precisará do projeto e do ID do cliente do Google API...

Como Instalar o Google Analytics em 4 Passos

Devido aos muitos pedidos que estamos recebendo para esclarecer dúvidas de como instalar o...

Atributos do produto (peso, tamanho, cor)

Os atributos do produto são variações disponíveis para os itens comercializados na sua loja. Se...

Plataforma Exchange de Câmbio BitCoin

Plataforma BitCoin Exchange de Câmbio BitCoin é uma plataforma de negociação Bitcoin on-line....