Este tutorial mostra como habilitar a API Google Drive para uma conta específica Google, e obter as credenciais de acesso a ser usado a partir do Iperius para fazer backups na nuvem. Na verdade, para fazer um backup online para o Google Drive primeiro é preciso habilitar algumas opções específicas, então devendo criar uma conta no sistema usando as credenciais fornecidas pelo Google (ID do cliente e cliente secreto).
Faça login com sua conta do Google na área reservada onde permite configurar APIs do Google, a partir deste URL: https://console.developers.google.com/apis/library
Crie um projeto:
No menu esquerdo (“APIs e serviços”), clique em “Tela de consentimento do OAuth“.
Selecione “Externo” e digite seu endereço de e-mail e o nome do aplicativo. Este é o nome que será mostrado na tela “Consentimento” ao fazer a autenticação no Iperius. Deixe todas as outras opções em seus valores padrão.
Clique no botão ” Salvar “.
No menu esquerdo (“APIs e serviços”), clique em “Credenciais” e escolha ID do cliente OAuth no menu “Criar credenciais”:
Selecione a opção “Outro“, digite o nome e clique em “Criar“:
Imediatamente, ID do cliente e Chave secreta do cliente serão mostrados à direita. Copie esta página para Autenticação em Iperius e Zwar no Gerenciador de Contas do Google Drive.
Este tutorial mostrou como criar OAuth 2.0 credenciais sendo necessários por qualquer programa que queira acessar o Google Drive e fazer o envio de arquivos para ele.