O que é o .htaccess ?

O htaccess é um arquivo de configuração de acesso do servidor Apache. Com ele é possível configurar várias funções de acesso dos usuários a um diretório específico e atrbuir estas regras aos subdiretórios subsequentes. Sendo a utilização de alguns parâmetros de configuração fortemente recomendado para otimização de sites.  É bastante utilizado para bloquear ou proteger diretórios, configurar páginas de erro do tipo 404, redirecionamentos e outros.

Quais servidores são compatíveis com htaccess?

Para que seja possível utilizar o htaccess é necessário ter o servidor apache instalado, hoje em dia o apache está presente em praticamente todos os servidores de hospedagem. É necessário verificar apenas se o provedor permite configurações através de htaccess.

Quem utiliza servidores dedicados e tem acesso root não terá problemas em trabalhar com o htaccess. Na verdade o htaccess é mais recomendável em servidores dedicados do que em hospedagem compartilhada, principalmente pela questão do desempenho.

Como criar um arquivo htaccess?

O arquivo htaccess pode ser criado facilmente pelos usuários do cPanel, é só acessar o gerenciador de arquivos, navegar até o diretório public_html ou diretório desejado, clicar na opção “Novo Arquivo” e informar o nome .htaccess (O nome do arquivo deve iniciar com ponto e logo em seguida htaccess, ou seja . htaccess).

Quem não possui o cPanel, pode criar o arquivo através do Notepad (Bloco de Notas), basta iniciar o Notepad, informar escrever o comando e salvar com o nome “.htaccess” (É necessário “forçar” a extensão, informe o nome .htaccess entre aspas, ou seja “.htaccess”). Após criar o arquivo e salvar, envie para o diretório desejado através um software FTP.

Importante: Caso você encontre o arquivo já criado no diretório, considere apenas adicionar a função desejada ao invés de removê-lo e ocasionar erros ao acessar o site.

Criar redirecionamento com htaccess

Agora que você já sabe o que é htaccess e como cria-lo, chegou a hora de praticar! Vamos realizar um redirecionamento, por exemplo, se você possui um domínio (meusite.com) e deseja redirecionar os seus visitantes para um subdomínio (loja.meusite.com), poderá realiza-lo através do redirecionamento temporário ou permanente, confira:

Copie e cole o código abaixo no arquivo para realizar o redirecionamento. Substitua o meusite.com.br com o endereço que você deseja redirecionar o site.

Código:

RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://web.iConectado.com.br/ [R=302,L]

Agora é só acessar e conferir o redirecionamento.

Atenção: tenha cuidado ao editar e remover o arquivo htaccess, caso o servidor encontre erro na configuração o site poderá ficar inacessível, também é comum ser exibida a mensagem “Internal Server Error”.


  • 14478 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

Limpar o cache do Microsoft Edge

O cache é todo aquele conteúdo armazenado por um período de tempo para que as páginas sejam...

Como fazer um pedido de Módulos Adicionais para meu sistema?

Veja neste tutorial abaixo como é simples pedir um módulo adicional para sua plataforma mesmo...

Como criar uma conta de email (caixa postal)

Veja como você pode criar uma conta de email no Painel de Controle do seu dominio na Agencia na...

Limpar o cache do Mozilla Firefox

Este tutorial tem o intuito de ajudar você na tarefa de limpar o cache do seu navegador Firefox....

Cadastrar Client Id e Client Secret para login com Google

Cadastrar Client Id e Client Secret para login com Google     Para obter esses valores, siga...